Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Corregedoria Geral da Justiça Federal apresenta relatório da inspeção no TRF5

06/08/2018 às 19:55:00

Vistoria ocorreu no período de 19 a 23 de março deste ano

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo, apresentou, nesta segunda-feira (6/08), durante sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, o resultado da inspeção realizada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, no período de 19 a 23 de março deste ano. O relatório aprovado traz um diagnóstico da atuação do TRF5 sob quatro aspectos: distribuição, produtividade, tramitação ajustada e conclusão de feitos. A proporção entre o número de processos distribuídos e julgados apresentou melhoria de 79% para 85%, em comparação ao ano anterior.

A convocação de juízes federais para auxiliar no julgamento das ações, em atendimento a uma determinação constante do relatório da inspeção de 2016, foi citada como boa prática. Além disso, ressaltou-se o desenvolvimento, nos últimos dois anos, da nova ferramenta de Business Inteligence – BI, com dados estruturados e relatórios estatísticos inteligentes.

O diagnóstico faz menção, também, a outras boas práticas encontradas no TRF5, como as ações de responsabilidade socioambiental, dentre elas, a destinação do lixo reciclável produzido pelo TRF5, a fim de apoiar a manutenção da Orquestra Crescendo na Harmonia, e a doação de cestas básicas para a Comunidade do Pilar. Ressalta, ainda, o programa de visitas ao Tribunal, tanto de universitários como de estudantes de nível médio, integrantes do projeto “Aulas de Cidadania”.

A avaliação ainda menciona as melhorias realizadas nos serviços oferecidos pela Secretaria Judiciária do Tribunal, como o Sistema de Gerenciamento de Convênios e o agendamento de sustentação oral por videoconferência. O Gabinete da Conciliação também foi destacado, em virtude da implantação da ferramenta “Quero Conciliar”.


Inspeção – A avaliação da equipe da Corregedoria Geral da JF tinha por objetivo identificar o desempenho das Turmas, dos Gabinetes e dos demais setores inspecionados, mediante a sistematização dos relatórios prévios de cada uma dessas unidades. O referencial adotado para a aferição dos indicadores compreende o período de março de 2017 a fevereiro de 2018, ou seja, os 12 meses imediatamente anteriores à inspeção. Os dados examinados foram fornecidos pelo setor de Estatística, que é vinculado à Secretaria Judiciária do TRF5.


Autor: Divisão de Comunicação Social - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top