Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

NAS promove debate sobre os impactos da violência organizacional na saúde

13/03/2018 às 19:31:00

Representantes de outros Tribunais com sede em Recife participaram do encontro

 O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 promoveu, na tarde desta terça-feira (13), um debate com profissionais de saúde sobre os impactos da violência organizacional na saúde do servidor. O evento faz parte do Plano de Ação do NAS para a atual gestão, dentro do módulo “Incentivo à Solidariedade e Prevenção da Violência no Trabalho”, que busca combater as manifestações de violência no contexto organizacional por meio do estímulo à solidariedade, promoção da cultura de paz e exaltação da postura ética no trabalho.
 
Médicos, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), além dos profissionais do NAS, estiveram presentes para discutir sobre o tema. O objetivo é aumentar a sensibilidade do diagnóstico e discutir rotinas de abordagem do problema de forma multidisciplinar.

O debate foi mediado pela psicóloga clínica e psicoterapeuta Tatiana Lima. Ela apresentou um estudo de caso para que os participantes promovessem um debate. Tatiana fez uma avaliação positiva das discussões. “Eu vejo como um avanço. Quanto mais falamos, quanto mais geramos esses espaços de discussão, mais possibilidades temos de mudança, de fazer algo mais em favor do trabalhador”, salientou.

Para a diretora do NAS, Degilane Soares Chaves, o evento trouxe um saldo positivo não só para dos profissionais do Núcleo de Saúde do TRF5, mas também para todos os participantes. “Foi uma troca de experiências. O encontro contribuiu para uma sensibilização não só nossa, como também dos profissionais dos outros tribunais, já que o assunto é comum a todos”, destacou.

Outras ações – Além do debate, outras ações ligadas ao projeto de prevenção à violência no trabalho foram realizadas pelo NAS. Na última segunda-feira (12), uma ação em conjunto com o Comitê Gestor do Código de Conduta (CGCC) do TRF5 resultou na palestra sobre as questões relativas ao Código de Conduta da Justiça Federal e a atuação do CGCC. Outra ação de incentivo à solidariedade foi a realização das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula óssea, em outubro do ano passado.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top