Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Documentário sobre o procurador Pedro Jorge emociona plateia do TRF5

13/06/2017 às 20:12:00

Difícil não se emocionar ao assistir ao documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça”, exibido, nesta terça (13), na Sala Capibaribe do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. Produzido pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, o filme, com 41 minutos de duração, conta a história do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, que foi assassinado por ter denunciado e investigado um dos maiores esquemas de desvio de dinheiro público do Brasil, à época. “O Escândalo da Mandioca”, como ficou conhecido, na década de 1980, teve a participação de políticos, funcionários do Banco do Brasil, servidores públicos, policiais militares e fazendeiros.

Emoção – Antes da exibição do documentário, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Marcelo Alves, ressaltou que a produção foi feita com muito amor. Ao agradecer a iniciativa do Ministério Público Federal em trazer o documentário para o TRF5, o presidente do Tribunal, desembargador federal Manoel Erhardt, destacou a importância de Pedro Jorge para as instituições jurídicas no Brasil.

“Sem dúvida foi um dos momentos mais tristes. Esse fato causou tanta revolta, mas foi um divisor de águas na história do Ministério Público brasileiro, para torná-lo forte e independente. Foi a partir desse fato que a classe se tornou mais unida”, afirmou Erhardt, que já foi membro do Ministério Público Federal, no qual ingressou dois anos depois da morte do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva.


Autor: Divisão de Comunicação Social

 Imprimir 

Top